ENTREtanto Formação Teatro Adulto

Os conteúdos temáticos são estruturados e baseados nas competências técnicas ao nível do CORPO, VOZ E INTERPRETAÇÃO, que pretendem desenvolver-se enquanto Laboratório Dramático através de exercícios específicos do Kum Nye.

O Kum Nye é um sistema da medicina tibetana, adaptado aos tempos modernos e ocidentais por Tarthang Tulku – Lama-Chefe do Centro Tibetano de Meditação Nyingma e do Instituto de Nyingma de Berkeley, Califórnia.

“Kum significa corpo, existência, a maneira de corporificar-se. Nye significa massagem ou interação. Em tibetano, Iu significa o nosso corpo comum; Ku corpo mais elevado, mais sutil. No Kum Nye ativamos o nosso corpo mais elevado – ku estimulando os sentimentos que é nye.”

Kum Nye é a arte de desenvolver o equilíbrio, uma técnica tibetana que alivia a tensão, transforma os padrões negativos e engrandece o prazer e apreciação de estar na vida. Leia-se vida como palco.

O valor singular do sistema Kum Nye reside no facto de equilibrar dois enfoques essenciais do ator, o físico e o psicológico. Esta técnica adaptada, por Júnior Sampaio, para o aquecimento pré-cénico é composta por exercícios de respiração, relaxamento, automassagem e movimentos subtis estimulando e transformando energias correntes em energias artísticas.

Estas formações têm a particularidade de proporcionar aos atores/formandos a oportunidade de por em prática todas as técnicas apreendidas na montagem de um espetáculo.

 

previous arrow
2019
As Filhas da Mãe
Texto e Encenação: Júnior Sampaio | Formandos: Armindo Agostinho, Cátia Rodrigues, Dulce Campo Grande, Érica Silva, Fátima Neto, Irina Sousa, Jaque Lodi, Jorge Cunha, Malu Lopes, Mário Soares, Margarida Baldaia, Nicole Saraiva, Renata Marques, Sandra Monteiro, Sandra Vieira, Sérgio Nogueira e Tina Bastos | Foto: Nuno Soares
2019
2019
2018
2018
2017
2017
2016
2016
2015
2015
2014
2014
2013
2013
previous arrow
next arrow
next arrow