ENTREtantoTEATRO
Estrutura subsidiada:
     
 
Historial
   2004
QUEM TEM, TEM MEDO
Encenador: Júnior Sampaio (Criação, Encenação e Espaço Cénico)
 
Informações
“QUEM TEM, TEM MEDO!” foi criado com a colaboração de 31 escolas do Concelho de Valongo e 28 da Cidade do Recife. Nesta acção, participaram 5000 alunos, do Jardim de Infância ao 8º ano, com textos e desenhos acerca do conto “Capuchinho Vermelho”, que inspiraram a criação do cenário, figurinos, material de divulgação e construção das personagens.
Uma co-produção intercontinental, ENTREtanto TEATRO - Valongo – Portugal e a Remo Produções Artísticas - Recife – Brasil.
Privilegiando a interacção e o contacto directo com o público, este espectáculo foi idealizado para apresentações em espaços exteriores ou em recintos alternativos, pretensão facilitada pela cenografia e demais objectos cénicos projectados numa óptica itinerante, de fácil deslocação, montagem e adaptação aos mais variados espaços, relevando na sua concepção um contexto de envolvimento constante do espectador. Num esquema cénico inspirado na Commedia Dell’ Arte, procura-se a imagem do teatro ambulante, três bicicletas equipadas com uma surpreendente parafernália sonora, desempenham o papel das carroças e apresentam as várias personagens do conto “Capuchinho Vermelho”. A história vai-se desenrolando, por vezes próxima, mas quase sempre “desviada” do conto tradicional, com laivos inventivos, consequência directa do trabalho com crianças. O movimento das personagens inspirado em trejeitos das danças tradicionais e induzido pela música também com expressão popular, oferece ao espectador os contrastes das duas culturas.
 
Elenco
Hugo Sousa, Jorge Neto e Sandra Santos (equipa portuguesa)
Arilson Lopes, Irandhir Gleriston e Viviane Madureira
 
Técnica
Direcção Técnica
Tiago Catarino

Co-Produção
ENTREtanto TEATRO e Remo Produções Artísticas

Cenografia, Adereços e Criação da Exposição
Volta da cor

Música
Ricardo Dias